quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Setor Desportivo para Deficientes


Setor Desportivo para Deficientes
Importância do desporto para os deficientes:
                A prática de desporto aumenta a auto-estima, como também beneficia a saúde física do praticante. Neste caso específico, para as pessoas com deficiência, praticar desporto pode significar muito mais que saúde. O desporto é importante para os deficientes pois melhora a condição cardiovascular, a força, a coordenação motora e a agilidade. Assim, permite também ao praticante tornar-se mais independente no seu dia-a-dia, fazendo com que as pessoas possam perceber que as pessoas com deficiência têm inúmeras potencialidades. O desporto torna as pessoas mais otimistas e seguras para que assim alcançem os seus objetivos. Devem ter acompanhantes enquanto praticam as diferentes modalidades, para não correram o risco de se esforçarem muito.

Várias modalidades que são possíveis praticar:
Para pessoas com deficiência física:
Atletismo, arco e flecha, basquetebol em cadeira de rodas, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, futebol para amputados e paralisados cerebrais, hipismo, natação, rugby, ténis em cadeira de rodas, ténis de mesa, voleibol sentado e para amputados.

Para pessoas com deficiência visual:
Atletismo, ciclismo, futebol, judo, natação, hipismo.

Para pessoas com deficiência auditiva:
Atletismo, basquetebol, ciclismo, futebol, andebol, natação, voleibol, e muitas outras .  
Nota: As modalidades são quase as mesmas que as das pessoas sem deficiência, pois os deficientes auditivos não sofrem grandes limitações.

Esta frase foi retirada da internet, pois achei-a bastante importante, de forma a levar os deficientes a praticarem desporto:
“O desporto é muito importante para o sentimento de que tudo é possível dentro das minhas limitações e adaptações, para execução daquilo que desejo fazer ou praticar”.


                                                                





                               

Sem comentários:

Enviar um comentário